4 dicas para cuidar da tatuagem e deixá-la sempre com cara de nova

A sensação de uma nova tattoo é sempre empolgante. Depois de algumas horas de dor, lá está o resultado do jeito que você queria! Porém, ao fim da sessão já começam os cuidados com sua tatuagem, que são muito importantes para que o desenho continue bonito, e sua pele, saudável.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como tratar dos desenhos no seu corpo, sejam eles novos ou antigos. Acompanhe e aprenda como cuidar da sua tatuagem!

Os cuidados com a nova tatuagem

Os primeiros dias da tattoo exigem cuidados especiais. É na hora da cicatrização que sua pele passa por um processo de adaptação aos componentes das tintas; portanto, é preciso aliviar esse processo. Como os organismos são diferentes, cada corpo demora um tempo diferente para cicatrizar a tatuagem, mas não se preocupe: com os cuidados adequados, seu desenho vai continuar bonito por muito tempo. Fique atento às nossas dicas e veja como tratar das suas tattoos.

1) Faça a higienização corretamente

A higienização é o principal cuidado com a tatuagem nos primeiros dias. Como a pele foi ferida pela agulha, é fácil que bactérias ocupem o lugar que não devem e causem alergias e infecções. Para evitar isso, opte por sabonetes antibacterianos. A limpeza deve ser feita uma vez por dia.

Pomadas e outros cicatrizantes não devem ser usados inicialmente, apenas caso haja recomendação do tatuador ou do dermatologista. Na maioria dos casos, a limpeza com água e sabonete é suficiente para garantir uma boa cicatrização.

2) Alimente-se de maneira adequada

Outro fator importante na hora de cuidar da tatuagem é ficar de olho na alimentação. Na maioria dos estúdios de tatuagem, o próprio profissional dá a orientação do que se deve evitar de ingerir nos primeiros dias após fazer a tatuagem, para evitar possíveis reações alérgicas. Fuja de alimentos muito gordurosos, condimentados ou com excesso de açúcar.

3) Evite exposições ao sol e não mexa na tatuagem

Se sua tattoo foi feita no verão, redobre a atenção com a exposição ao sol da área tatuada. Também fique atento àquelas casquinhas que se formam com o passar dos dias. Mesmo com aquela vontade absurda de tirar, deixe que caiam sozinhas. Também evite coçar e entrar muito em contato com a pele para que não haja contaminação.

Na hora da higienização, se você notar um inchaço muito grande ou pus na região, procure um dermatologista para verificar o aparecimento de alguma infecção ou reação alérgica.

4) Continue cuidando da tatuagem após a cicatrização

Cuidar da tatuagem é algo que deve ser feito durante toda a sua vida, para que o desenho continue com uma cor bonita e aparência de novo. Como já falado, o sol é o pior inimigo dos tatuados. Se a região do corpo onde você tem a tatuagem fica exposta ao sol normalmente, nunca esqueça de aplicar o protetor solar na área todos os dias. Nos momentos de aproveitar a praia ou a piscina, cuidado redobrado: aplique uma boa quantidade de protetor no desenho e reaplique com frequência.

Outro cuidado importante para manter sua tattoo intacta é manter a pele bem hidratada. Invista em bons hidratantes para que a cor da sua tatuagem não fique opaca e com aparência de desbotada, impressões causadas pela pele extremamente seca. No inverno, quando a pele tende a ter essa característica, fique de olho em sua aparência e aplique o hidratante quando sentir que ela está seca.

Realizando os procedimentos da forma correta, sua tatuagem ficará sempre com aspecto saudável. Dessa maneira, fica ainda mais legal curtir a arte que está em seu corpo e se inspirar sempre para fazer mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *